Read around the world / Lea todo el mundo...

MI CASA... SU CASA...

"Toda noite de insônia / Eu penso em te escrever... // Escrever uma carta definitiva / Que não dê alternativa pra quem lê... // Te chamar de carta fora do baralho / Descartar, embaralhar você..."

sábado, 26 de março de 2016

𝓔𝓾𝒇𝒆𝓶𝓲𝓼𝓶𝓸

"Pra começar
Cada coisa em seu lugar
E nada como um dia após o outro"


"- Amanhã a gente conversa mais..."

A idéia é de que este texto seja mais informal, quase uma conversa. Vai ser o que eu não tive coragem de te dizer, ou talvez só tenha faltado oportunidade. Vou falar sobre as mil sensações estranhas que dividem lugar no meu peito com esse vazio que já se faz tão presente.

Vou falar de pressa, para você nunca mais me pedir calma. De euforia, para que entenda que usar essa palavra soa cruel. Vou falar de atração. Vou falar do que não se evita, e da timidez que não se reconhece.



ATRAÇÃO - a.tra.ção
nome feminino
1. Ato ou efeito de atrair, de puxar para si
2. Força que se exerce entre dois corpos e que tende a aproximá-los (a atração da Terra sobre a Lua)
3. Força que tende a aproximar uma pessoa de outra; empatia; fascínio (sentia atração por pessoas de olhos azuis)
4. Interesse sentido por algo; afinidade; inclinação (sentia atração pela engenharia)
5. Pessoa ou coisa que atrai, fascina o público (o atleta era a maior atração da corrida)
6. Número de um espetáculo, programa de televisão, etc. (o espetáculo contou com diversas atrações)

Desculpa, mas eu preciso trabalhar com definições hoje. Preciso que algo me delimite, porque estou realmente confusa sobre o que sinto e não fui capaz de definir corretamente. Eu te disse que me sentia "atraída", e isso lhe pareceu apavorante. E o seu medo me foi humilhante. Porque eu me atrai como imã, como quem tem a necessidade imensa e urgente de se manter próxima. Como inseto que vê a luz acesa pela primeira vez. Porque eu preciso da serenidade deste pensamento.

Fui atraída como quem não tem passado, e como quem não tem que pensar num futuro. Fui atraída pelo agora, de uma forma que eu não me sinto naturalmente. Como quem sente fascínio e até calma. E não tive como fugir, embora algo em mim exigisse que eu o repelisse. Que eu me lembrasse de tudo o que já me foi errado, em detrimento de tudo que hoje me parece tão certo.

Eu só disse o que já estava tão claro para nós dois e para todos os outros. Que eu gosto de estar com você, mais do que eu queria.


PRESSA - pres.sa
nome feminino
1. Necessidade premente de chegar a algum sítio ou atingir um objetivo; urgência
2. Rapidez; velocidade
3. Azáfama
4. Impaciência
5. Precipitação
6. Situação aflitiva; aperto

Você me pediu calma. Mais de uma vez. Como se eu não estivesse ali há tanto tempo quanto você. Como se eu te atropelasse, ou não te desse direito de resposta. Que resposta? Qual foi a minha pergunta?

Eu disse por me sentir segura. Confortável como não me sinto há tanto tempo, que não sei nem estimar. Porque aquela ideia boba de "vinte segundos de coragem insana" ainda estava martelando na minha cabeça, e porque eu não achava que tinha nada a perder. Porque eu estava tão acostumada a não ter nada, que não imaginei que tivesse algo a ser perdido dessa vez. Aparentemente tinha.

E eram perdas mais em mim do que em você.


EUFORIA - eu.fo.ria
nome feminino
1. Sensação de bem-estar produzida normalmente pela boa saúde, ou anormalmente por estupefacientes
2. figurado. Exaltação; entusiasmo
3. gramática. Valorização positiva dos termos de uma estrutura semântica

Mas o que mais me incomodou foi me dizer que estávamos eufóricos. Eu entendo que o objetivo tenha sido dizer que estávamos afobados ou impacientes. Mas não havia a mínima alegria para eu sequer relevar a palavra usada tão fora de contexto. Eu não estava entusiasmada, eu estava com mais medo do que pensei que pudesse sentir - depois de tantas coisas que já me foram ruins. Eu estava insegura de um modo que você nem acreditaria se eu tentasse quantificar. Porque ninguém nunca me disse o que vem depois daquela coragem insana que eu exaltei.


Em outra ocasião, sobre outro rapaz, eu disse que "se ele soubesse o quanto a mulher de 23 anos está lutando para que a menina de 16 anos não goste tanto dele, não se sentiria lisonjeado"; e agora não consigo evitar uma pergunta em minha mente: "se você soubesse o quanto a mulher de 23 anos está gostando de se sentir assim em relação a você, ainda se sentiria assustado?". Porque desta vez eu não estou.

Porque desta vez eu sei exatamente quem eu sou, e sei que não é ninguém além de mim que quer tanto estar perto de você. Porque eu sei que, por mais que agora soe desconfortável, não deveria nunca soar errado. Porque para mim parece natural sentir empatia. 

É natural um dia voltar a confiar em alguém. E parece simples que eu tenha "escolhido" confiar em você.

Mas você não sabe o que significa, para mim, "confiança".

À partir de amanhã a gente não conversa mais...

Nenhum comentário: